TEMAS LITERÁRIOS: UM ESTUDO INTERTEXTUAL COM TEXTOS MIDIÁTICOS
Ivone da Silva Rebello (SEEC-RJ)

O presente trabalho percebe a intertextualidade como um recurso que consiste na inserção de vozes textuais, elaboradas segundo a visão de mundo do autor, e incorporadas cognitivamente em diferentes produções verbais e não verbais. Assim, entende-se que "qualquer texto - segundo Kristeva - se constrói como um mosaico de citações e é absorção e transformação dum outro texto." (LAURENT, 1979:13) Procura-se, neste trabalho, identificar e analisar em propagandas, charges e histórias em quadrinhos recursos intertextuais implícitos e explícitos veiculados nesses textos culturais, os quais têm por finalidade informar, persuadir, entreter ou apelar para a sensibilidade do leitor. As orientações teóricas foram fundamentadas em alguns estudiosos em "diálogos textuais" como: Kristeva (1974), Bakhtin (1981), Laurent (1979), Koch (2007), Nitrini (2000), Barros e Fiorin (1994) entre outros, os quais nos deram subsídios para entender a intertextualidade como um fenômeno interdependente da relação que se estabelece entre autor e leitor, e também mostrar que o recurso da intertextualidade ultrapassa as fronteiras do texto literário, já que a produção artística estabelece esse "diálogo" com diferentes tipos de textos.