REFERENCIAÇÃO COMO FERRAMENTA DA ESCRITA DE TEXTOS
DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO SENTIDO A PARTIR DO LÉXICO

Inês Aparecida Teixeira Murad (PG ME PUC/SP)

Esta comunicação de experiência pedagógica tem o objetivo mostrar como processos de referenciação podem ser desconstruídos e reconstruídos nas práticas didáticas no ensino de leitura e escrita de textos. Na experiência em questão, alunos da 2ª. série do Ensino Médio receberam para leitura a resenha do livro “O Mito de Sísifo”. Como modelo, apresentamos o trabalho de um dos alunos, que ao fazer a leitura realizou a desconstrução sublinhando uma série de sintagmas nominais a partir do tema dado “Viver vale ou não a pena”. Na reconstrução, ele produziu um texto utilizando o léxico que compunha os sintagmas nominam elencados por ele. Como resultado, percebe-se uma abordagem mais relevante do tema. O aluno busca seu próprio sentido, sua visão de mundo, tendo o léxico formando núcleos nominais como ancoragem. É nessa relação que emergem as significações, num âmbito maior, a língua é como guia de sentidos. Nesse processo, a atenção aos campos simbólicos, representados por uma determinação substantiva incorporam signos contextuais capazes de dimensionar o campo expressivo da linguagem. Na cognição, o conhecimento de mundo é ativado, através do léxico, para a construção de sentido; afinal, os objetos são construídos e reconstruídos no e pelo discurso.