A INTERTEXTUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE SEDUÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS: APLICAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
llana da Silva Rebello Viegas (Prefeitura Municipal de São Gonçalo)



Cada vez mais as pessoas são expostas a milhares de anúncios. Vender é o lema. Porém, como ser original diante de tantos concorrentes? Dessa forma, este trabalho, baseado em textos publicitários extraídos da mídia impressa, pretende analisar, dentre os mecanismos linguístico-discursivos utilizados na construção de sentido, a intertextualidade, com apoio nos pressupostos teóricos da Semiolinguística de Análise do Discurso, na linha de Charaudeau e nos pressupostos da Linguística do Texto. Nessa análise, não se busca apenas identificar a intertextualidade, mas também e, sobretudo, destacar a função discursivo-pragmática do emprego desse fator de textualidade para, a partir daí, perceber como os falantes interagem quando estão produzindo um discurso, já que os sujeitos produtores são ligados por um "contrato de comunicação", que leva em conta a situação psicossocial, determinante de um certo ato de linguagem. A pesquisa revela que a intertextualidade não ocorre apenas em textos literários e que dentre os tipos de intertextualidade, a explícita (citação) é a mais recorrente, pois o tempo de processamento de um tipo de intertextualidade implícita pelo leitor é maior, o que não é interessante para o publicitário. Por fim, ressaltaremos que a educação, sendo uma prática social, não pode restringir-se a ser puramente livresca, teórica, sem compromisso com a realidade local e com o mundo em que vivemos. Cada vez mais, se toma necessário o trabalho em sala de aula com diferentes textos, dentre eles, os da mídia, pois são esses textos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos e da sociedade em geral.