ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO EM ANÚNCIOS DE REVISTAS PAULISTANAS (1890-1920)
Giovanna Ike Coan (USP - FAPESP)



Esta comunicação baseia-se na pesquisa de mestrado que venho conduzindo, cujo objeto de análise são as estratégias de indeterminação do sujeito utilizadas em textos de revistas publicadas na capital paulista entre os anos de 1890 e 1920. Tem-se que a passagem do século XIX para o XX foi o momento do boom da imprensa periódica em São Paulo, relacionado às transformações socioeconômicas, demográficas e culturais por que passava a cidade. O enfoque do presente estudo são as formas de indeterminação do sujeito encontradas no gênero discursivo dos anúncios publicitários. O início do século XX é marcado como o instante de transformação dos anúncios, que deixam de ser meros classificados e assumem características semelhantes as que conhecemos hoje, como ilustrações apuradas, uso de página inteira e adesão à linguagem poética e apelativa. Serão consideradas as estratégias de indeterminação em sentenças finitas, como o uso de formas pronominais de referência indeterminada e o das construções com “se”, e em sentenças infinitivas. A análise inicial dos dados revelou que os redatores dos anúncios tinham preferência pelos usos do pronome “se”, havendo concordância ou não com o argumento interno do verbo. O trabalho pretende dialogar com as investigações anteriores sobre o fenômeno linguístico em questão, além de verificar se há diferença na distribuição dos recursos entre as décadas e se essa escrita apresentava marcas do português europeu moderno. Tenciona, ainda, correlacionar os resultados encontrados aos aspectos sócio-históricos e culturais da época e do local de produção das amostras.