LETRAMENTO MULTIMODAL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA
Geane Cássia Alves Sena (Universidade Estadual de Montes Claros) (UNIMONTES - UNIFRAN); Kelly Alencar Fróes Fonseca (Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES); Waneuza Soares Eulálio (Universidade Estadual de Montes Claros –UNIMONTES)



Há muito tempo, a principal maneira de apresentação de mensagens tem sido por meio do modo verbal. No entanto, nas últimas décadas, a linguagem visual tem assumido uma posição privilegiada na sociedade e causado modificações no cenário comunicativo. Constantemente somos expostos a uma diversidade de imagens que tem os mais variados objetivos e intenções. A partir dessa utilização do visual pela sociedade, levantamos o seguinte questionamento: será que a escola, além da decodificação de signos, tem preparado o aluno para a interação e a intelecção com a linguagem não-verbal, ou seja, tem trabalhado a leitura sob a perspectiva do “letramento Multimodal”? A fim de responder a tal questionamento, o presente trabalho tem como objetivo analisar se a escola está preparando o aluno para realizar a leitura de imagens, instrumentalizando-o para uso de todos os recursos de apresentação visual, a fim de proporcionar um nível de letramento pleno. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos dados, através de observações, no período de outubro a novembro, da metodologia utilizada pelos professores X, Y e Z, do 5º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos principalmente as teorias da Semiótica (Santaella, 2001; Barros, 2000) e da Multimodalidade (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001), bem como discussões acerca do Letramento Visual (Soares, 2002; Dionísio, 2005). Diante do exposto, concluímos que o trabalho dos professores privilegia a leitura de textos verbais em detrimento dos não-verbais,ou seja, pouca ou nenhuma atenção é dada a imagens.