PRÁTICAS DOCENTES E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA
Flora de Figueirêdo Barbosa (UFPE); Gabriela Lins Falcão (UFPE)



O presente trabalho está inserido no campo de estudos da linguagem, e visa a traçar um estudo comparativo entre diferentes práticas de ensino de língua portuguesa. Por entendermos esse ensino como reflexo das concepções adotadas pelo professor, traçamos uma análise comparativa entre os perfis profissionais dos docentes de três diferentes escolas de Recife (PE): duas estaduais – sendo uma delas de referência – e uma federal, de aplicação, integrada à Universidade Federal de Pernambuco. Elegemos, como critérios de análise dos dados: a formação do docente, a seleção dos conteúdos abordados, o uso de materiais didáticos, as metodologias de ensino-aprendizagem adotadas e os objetivos pretendidos pelo professor com sua atuação em sala de aula. Observamos cada docente, em média, durante 16h, registrando os dados em diários de campo, como é frequente em pesquisa do tipo etnográfico. A partir da observação dessas diferentes práticas, à luz dos estudos de pesquisadores como Britto (1997), Geraldi (1997), Leite (1997), Louzada (1997), Murrie (1994), Silva (1991), Suassuna (2006), Tardif (2002), dentre outros, foi possível traçar um comparativo entre as diversas esferas que constituem o fazer pedagógico. Os resultados obtidos apontam tendências variadas nas aulas de português, reflexo de um importante momento de transição dos objetos e objetivos no ensino de língua materna.