MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA ANALISAR RESULTADOS DE DESEMPENHO E AVANÇOS DE APRENDIZAGEM
Estela Garcia da Silveira (Fundação Bradesco); Juliana de Cássia Ribeiro (Fundação Bradesco)



O segmento de Educação de Jovens e Adultos da Fundação Bradesco, preocupado em oferecer cursos que proporcionem aos alunos o desenvolvimento de competências essenciais que garantam o acesso à educação básica e a (re)construção de saberes, encontrou na avaliação uma estratégia para viabilizar a gestão do conhecimento. Para isso, reorganizou o currículo em áreas do conhecimento, produziu materiais interdisciplinares de apoio pedagógico e construiu as Matrizes de Referência para Avaliação da Educação de Jovens e Adultos. As Matrizes pretendem institucionalizar, na rede de 40 escolas da Fundação Bradesco, a avaliação do processo de aprendizagem por competências e habilidades, garantir transparência do processo avaliativo e nortear a prática docente. A construção das Matrizes exigiu levantamento e seleção de conteúdos, estudos individuais, discussões em equipe, leituras críticas pelos professores especialistas das áreas e por assessores técnicos, culminando com a elaboração de um manual conceitual e de orientação pedagógica. O trabalho, perpassando pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e matrizes de referência de avaliações de larga escala (Enem e Encceja), organizou hierarquicamente competências, habilidades e eixos temáticos por graus de complexidade, embasando a noção de competência conforme ponderações de Perrenoud acerca do saber mobilizar e transferir conhecimento. A análise dos resultados obtidos nas avaliações, a partir dos indicadores das Matrizes, permite um diagnóstico das habilidades pouco ou ainda não desenvolvidas pelos alunos e subsequentes adequações pedagógicas, ou seja, as Matrizes visam a provocar mudanças significativas nas práticas dos educadores à medida que organizam a avaliação da aprendizagem e promovem reflexões sobre o ensino.