A PROJEÇÃO DE PAPÉIS DO PESQUISADOR: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE ESCRITOR-LEITOR NO CONTEXTO ACADÊMICO
Elaine Cristine Fernandes da Silva (PUC/SP)


Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado em linguística aplicada e estudos da linguagem defendida na PUS-SP e está inserida na área de análise do discurso. Nosso objetivo foi estudar as escolhas léxico-gramaticais recorrentes nas introduções de dissertações de mestrado do LAEL – Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP. A abordagem teórica deste trabalho fundamenta-se em uma visão geral do conceito de gênero, de acordo com os postulados de Bakhtin (2000); Swales (1990); nos princípios da Gramática Sistêmico-Funcional, com base nas teorias de Halliday (1985, 1994); Halliday e Hasan (1989), que pressupõem a metafunção ideacional com a qual trabalhamos com os itens lexicais pronominais, tendo em vista a proposta de papéis de Thompson e Thetela (1995), os quais podem propiciar o estudo da interação escritor-leitor. O corpus é formado por dez introduções de dissertações de mestrado, com ênfase nos trechos de justificativas de pesquisa apontadas pela INDICAÇÃO DE FALHA e nos OBJETIVOS DE PESQUISA constantes nessas introduções e, como metodologia para a análise, contamos com o uso da ferramenta computacional Wordsmith Tools (Scott, 1996), que possibilitou a investigação pormenorizada do levantamento lexical desses textos. Os resultados nos apontaram que os escritores das introduções analisadas não seguem um padrão em relação às escolhas pronominais das introduções, pois têm intenções diferenciadas de se projetarem aos seus leitores.