SEMIÓTICA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: AMPLIANDO A DISCUSSÃO. –
Darcilia Marindir Pinto Simões (UERJ-SELEPROT-AILP-UFC); Eliana Meneses de Melo (UBC – SELEPROT)



Considerando-se os resultados de PROVA BRASIL, SAEB, PISA e ENEM, constata-se grave indigência dos estudantes, em especial na Língua Portuguesa. Buscando minimizar esse quadro negativo, novas teorias vêm sendo propostas como meios de renovação das práticas pedagógicas destinadas a buscar eficiência. Todavia, observa-se que nem sempre o profissional consegue transformar as formulações conceituais e teóricas em ferramentas eficazes para as atividades de ensino e aprendizagem. Nosso grupo de pesquisa – o SELEPROT — tem construído um diálogo entre teorias da Semiótica e da Linguística, com vistas a orientar a análise e a interpretação das produções discursivas — materializadas em textos na sociedade e nas salas de aula. As aulas de linguagem têm por objetivo a eficácia na comunicação; para tanto, é preciso dotar o sujeito de um saber específico em relação à modalidade da linguagem na qual se manifeste o objeto da leitura. Assim, o nível de conhecimento incide no nível de apreensão realizado pelo sujeito. Inspirada em Peirce, nasceu a Teoria da Iconicidade Verbal, que vem subsidiando as aulas de gramática e estilística; na trilha de Greimas desenvolvemos estudos dos processos de enunciação, sujeito e leitura que dão suporte à leitura e a produção de textos. Com vistas a otimizar o ensino dos conteúdos linguístico-gramaticais indispensáveis ao adequado desempenho verbal nas instâncias públicas (a norma culta), apresentamos propostas de trabalho semiótico que vem obtendo sucesso, o qual se comprova nas aprovações que nossos alunos vêm obtendo em processos seletivos para a pós-graduação lato e estrito sensu.