INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – UM CAMINHO DE PESQUISA.
Cleuza Pelá (Escola Cidade Jardim)



No Ensino Fundamental II, um Projeto de Iniciação Científica (PIC), desenvolveria a postura investigativa, de estudantes do 9º Ano, bem como possibilitaria a eles a apropriação de determinados gêneros textuais da esfera acadêmica? É possível. Em uma escola particular da cidade de São Paulo, desenvolvi sequências didáticas que permitiram aos alunos pesquisar sobre determinados temas e, oportunamente, elaborar textos orais e escritos tais como exposição oral, a partir de um pôster; arguição pública, acerca de pesquisa desenvolvida, e uma minimonografia para comunicar os caminhos e os resultados da pesquisa feita. Para tanto, foram elaboradas atividades de leitura, de produção escrita, e de análise e reflexão linguística para que os estudantes pudessem organizar suas ideias por meio de um projeto de pesquisa, mas também para trocar experiências com os colegas e apropriar-se da organização textual dos gêneros mencionados e da estrutura das sequências textuais que os caracterizavam. Sobre as bases que fundamentaram o PIC, essas decorreram de minhas experiências docentes, mas também de conceitos teóricos de Koch (2002), com argumentação e linguagem; de Schneuwly; Dolz e col. (2004) e a noção de gêneros orais; e de Adams (2008) e de três de suas sequências textuais - argumentatativa, expositiva, dialogal. Ao final do PIC, foi possível verificar, por parte dos estudantes, um olhar mais crítico e cuidadoso em relação às temáticas pesquisadas, à organização dos gêneros textuais estudados e às sequências textuais que lhe são típicas. Em resumo, é disso que tratarei na Sessão de Experiências pedagógicas.