MÚSICA: ALTERNATIVA DE TRABALHO NA ÁREA DE LINGUAGEM PG
Cláudia Lúcia P. V. Silva Landgraf (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá); Solange Benetti (CEFAPRO/SEDUC – Cuiabá)



A presente comunicação tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no ensino/aprendizagem tanto da LM (Língua Materna) quanto da LE (Língua Estrangeira), pois, não se pode conceber o trabalho didático-metodológico pautado na concepção cartesiana de linguagem, na qual as diferentes disciplinas educativas são abordadas na perspectiva fragmentária. Diante disso, elaboramos o projeto de formação continuada: “Música: alternativa de trabalho na área de linguagem”; pretendendo primeiramente provocar o despertar de reflexões que possibilitem ao professor cursista entender como o trabalho interdisciplinar, através da LM e a LE pode ser desenvolvido de modo integrado, e posteriormente, transformar suas considerações em prática educativa. Para que esta se efetive, é fundamental que a ação de ensinar e de aprender adquira sentido na vivência e nas práticas sociais estabelecidas pelo educando, quer seja na escola quer seja em âmbito social mais amplo, afinal a compreensão e a utilização profícua de quaisquer linguagens é requisito indispensável à construção da autonomia política e discursiva, conceitos fundantes da cidadania. Com o resultado da formação acima citada foi possível constatar que o importante é oferecer ao professor momentos para analisar suas práticas pedagógicas e possibilitar a este mudanças no seu ofício de ser professor.