A DESCRIÇÃO DO MALANDRO NA MÚSICA DE CHICO BUARQUE
Carlos Alberto Cortez Bermudes Filho (PUC/SP)



A presente pesquisa teve como tema o estudo e a identificação de seqüências descritivas em letras de músicas de Chico Buarque que tratam da figura do malandro. Com o objetivo de examinar algumas letras selecionadas do músico carioca, foram identificados os elementos descritivos contidos em seus textos e então, averiguado o que há de substancial no retrato do malandro de Chico Buarque dentro do contexto político e social da época em que foram produzidas. O texto descritivo teve, no campo das pesquisas lingüísticas, poucos estudiosos que o encararam como objeto de investigação. Contudo, alguns pesquisadores contribuíram de forma bastante significativa para a compreensão desse tipo textual. Dessa forma, para a fundamentação teórica foram utilizados estudos de diversos autores, dentre eles Philippe Hamon, Gerard Genette, Adam & Petitjean e Sueli Marquesi, em que foram destacadas as definições, estrutura, organização e modelos para análise do corpus da pesquisa. Para uma melhor compreensão do objeto de estudo, a pesquisa também traçou o caminho da Música Popular Brasileira, desde o surgimento do gênero canção, passando pelo Samba até a origem do que conhecemos hoje por “MPB” e as canções de protesto, culminando na obra de Chico Buarque. A análise das músicas “Homenagem ao malandro”, “Partido alto” e “Feijoada completa”, possibilitou o alcance de mensagens que, àquela época, deveriam se fazer implícitas naquele contexto político. A proposta dessa pesquisa foi evidenciar pelo exame do tipo descritivo presente nas canções de Chico Buarque, as diversas facetas do estereótipo do malandro, além de revelar diversas situações sociais e políticas por trás de suas palavras.