RESUMINDO E ESQUEMATIZANDO COM O AUXÍLIO DA INTERNET
Aurora de Jesus Rodrigues (IP-PUC/SP - UBC)



Os recursos tecnológicos, apesar de sua importância e atualidade, têm sido pouco explorados no ensino tradicional, sobretudo no que se refere à motivação dos alunos para a realização de tarefas nas escolas da periferia paulistana.O presente trabalho tem por objetivo evidenciar como a as relações existentes entre as linguagens e as tecnologias da educação são permeadas pela competência cultural, ou seja, trataremos de um saber e de um saber fazer culturais transmitidos pela língua e pelos seus vários discursos , durante as aulas presenciais de língua portuguesa. Selecionamos, numa escola municipal da periferia paulistana, 10 informantes masculinos e 10 femininos, cursando a 6.ª série do ensino fundamental, de 11 a 14 anos, interessados em participar desta pesquisa, durante as aulas presenciais de língua portuguesa, sobre a elaboração de resumos e esquemas de textos jornalísticos veiculados pela Internet. Seguimos o método construtivista para embasarmos essa pesquisa. Inicialmente, todos os alunos foram submetidos a um teste diagnóstico, envolvendo a elaboração de um resumo e de um esquema a partir de um texto determinado pelo professor. Quarenta por cento dos participantes não foram bem sucedidos.Durante um mês, os informantes participaram das atividades on-line e presenciais supervisionadas pelo professor responsável, tais como: acesso a textos jornalísticos selecionados pelos informantes; elaboração diária desses resumos e esquemas, enviados, via e-mail, a todos os participantes da pesquisa. Ao término das atividades propostas, todos os alunos foram submetidos a um teste semelhante ao primeiro. Setenta por cento dos alunos apresentaram um desempenho superior àquele da situação diagnóstica.