ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO DE TRANSFORMAR O DIFÍCIL EM FÁCIL E PRAZEROSO
Ana Telma Miranda do Espírito Santo (Colégio Militar de Salvador)



Muito se discute sobre os motivos de alunos considerarem o aprendizado da Língua Portuguesa um processo difícil, cheio de regras e com a obrigatoriedade de leituras que, segundo eles, destoam de seu universo. Como o profissional da área se posiciona ante o dilema de trabalhar com a língua materna e, ao mesmo tempo, ouvir seus alunos dizerem: _eu odeio Português porque é uma matéria difícil? É a partir desse desafio que o professor deverá observar qual é a realidade desses alunos, suas múltiplas inteligências, sua historia, seus gostos para, a partir daí, utilizar técnicas simples como o teatro, o diálogo entre outras formas de conhecimento, a produção de textos verbais/não verbais, a contextualização/atualização, a comparação, a troca de experiências etc., motivando-os. Envolvendo-os em cada atividade, deixando-os explorar habilidades, respeitando suas diferenças, os alunos compreenderão, na prática, como funciona uma língua, qual o papel individual e social da leitura, a importância dela para a preservação de nossa cultura, sem precisar, para isso, “decorar” conceitos, mas entendendo onde, por que e para que usá-los. .Perceberão também a necessidade de buscar novos conhecimentos em todas as áreas e, principalmente, de socializá-los ao “viver com os outros” obras como “Conversas com quem gosta de ensinar, de Rubem Alves; “Aula de Português: Encontro e Interação”, da professora Irandé Antunes; Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei 11.645-Cultura Negra e Indígena Brasileira, entre outras, ajudarão ao professor a trilhar novos caminhos.
Enfim, o “chato e difícil Português” se transformará em a” minha melhor matéria!”