ENTRE A REALIDADE E A VOCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR A PARTIR DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS
Ana Paula Drummond Guerra (UPM); Etienne Fantini de Almeida (UPM); Liliane Barros Oliveira Delorenzi (UPM); Roberta Gonçalves de Sousa Miranda (UPM)



Devido ao indiscutível papel do professor no contexto social, decidiu-se pesquisar como se dá o processo de formação de sua identidade profissional. Mais especificamente, pretendeu-se compreender como se efetiva a construção de sua identidade, muitas vezes determinada por outras figuras de sua profissão, positivas ou não, uma vez que a memória é fundamental na construção do indivíduo. Além disso, buscou-se analisar como a identidade docente se configura a partir de algumas categorias, tais como condições de trabalho, salário, relações interpessoais, etc. Para isso, com base em um recorte constituído por redações produzidas por professores da educação básica das redes pública e particular, alunos de mestrado do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a partir do tema “Como eu imaginava ser professor e como eu me vejo hoje professor”, desenvolvida em aula da disciplina “Seminários Avançados em Estudos Linguísticos”. Com o auxílio dos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau, Paulo Freire, Zygmunt Bauman e Stuart Hall, buscou-se identificar, nos relatos que compõem o corpus desta pesquisa, em que medida se constrói a identidade do professor, em meio a uma série de adversidades que perpassam seu cotidiano.