O USO DE PROTÓTIPOS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DESTINADOS A DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Ana Lúcia Tinoco Cabral (Universidade Cruzeiro do Sul)



O trabalho tem por objetivo apresentar resultados de experiência desenvolvida em Universidade privada para a implantação de disciplinas oferecidas totalmente on-line e dentro dos limites de 20% definido na legislação referente ao uso da modalidade a distância no ensino superior. Refere-se especificamente à implantação da disciplina Língua Portuguesa oferecida a diversos cursos de graduação. A equipe multidisicplinar de pesquisadores responsáveis pela orientação no desenvolvimento das disciplinas criou a estratégia de utilização de protótipos pedagógicos para a elaboração dos seus elementos constitutivos da disciplina em questão. O desenvolvimento do conceito de protótipo baseou-se em Cabral (2008) especialmente no que diz respeito à recursividade, como elemento que garante a relação, a coesão e a coerência da disciplina. Os protótipos foram organizados a partir de Unidades com duração determinada e elementos regulares na sua estrutura e contemplam, entre outras orientações, parâmetros referentes ao uso da linguagem verbal na elaboração dos materiais. Sua utilização permitiu que a produção do material didático fosse realizada por diferentes profissionais da área específica e garantiu a oferta da disciplina no tempo previsto pela instituição. A disciplina Língua Portuguesa online aconteceu ao longo de um semestre letivo e repetiu-se no segundo semestre. A avaliação dos resultados, baseada em dados e disponíveis na plataforma utilizada, ou seja, Blackboard, permitem afirmar que a utilização de protótipos constitui uma estratégia eficaz para a produção de materiais especialmente para ambientes virtuais de aprendizagem.