O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Alessandra Fabiana Cavalcante (Universidade Cruzeiro do Sul)



Compreendemos o texto de divulgação científica como um gênero textual em que se faz necessário estabelecer em qual contexto este se insere, pois de acordo com os postulados de Authier-Revuz (1982, 1984 e 1985) trata-se de um discurso de reformulação do discurso científico, (o discurso-fonte que dá origem a um discurso outro), sendo assim inserido no campo da ciência. De acordo com os estudos de Zamboni (2001), o discurso de divulgação científica não descarta o processo de reformulação do discurso-fonte, porém a autora discorre sobre a questão de aquele ser considerado a formulação de um novo discurso e, portanto constituir-se como um gênero textual particular, em decorrência do funcionamento de sua linguagem. Dessa forma, para Zamboni (2001), o discurso de divulgação científica insere-se na área jornalística, mesmo quando produzido por especialista do assunto ou propriamente por jornalistas. A partir dessas considerações, apresentaremos uma reflexão sobre os elementos que caracterizam o gênero de divulgação científica e qual o seu contexto de produção. A metodologia desse trabalho consiste em uma revisão bibliográfica, a partir da literatura sobre os gêneros textuais. A questão do gênero textual está baseada nos estudos de Marcuschi (2008), Brandão (2008), Bhatia (2009), Paltridge (2009). No que se refere ao discurso de divulgação científica, partiremos dos postulados de Brandão (1999), Zamboni (2001), Mora (2003).