LEITURA DE HQ: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
Alaide Aparecida dos Santos Fernandes (FAAT)



Este trabalho insere-se na área da Linguística Aplicada, fundamenta-se nas teorias da Linguística do Discurso e trata da utilização do gênero HQ para o ensino de leitura aos alunos do ensino fundamental. A partir das propostas sociointeracionistas que prevêem o ensino da língua por meio dos vários gêneros discursivos, uma questão que passou a ser pertinente foi a apresentação didática de gêneros que não eram, até então, utilizados pela escola, como acontecia com as HQ. Nesse sentido, um problema que se nos colocou foi o de como explorar didaticamente esse gênero. A pesquisa que ora realizamos tem por objetivo geral, contribuir com os estudos da linguagem, numa perspectiva sociointeracionista e, por objetivo específico, elaborar sequências didáticas para as práticas de leitura aos alunos do ensino fundamental, a partir do referido gênero. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: estudo das teorias que tratam da leitura, tanto do ponto de vista cognitivo, como do discursivo; estudo das características do gênero HQ; análise das orientações metodológicas apresentadas pelo Caderno do Professor de Língua Portuguesa - linguagens, códigos e suas tecnologias, proposto pela Secretaria Estadual de Educação – São Paulo, referentes à utilização pedagógica da HQ para o ensino de leitura; elaboração de sequência didática para o ensino da leitura, a partir do gênero HQ. Apesar de os resultados obtidos não serem conclusivos, eles sugerem que o gênero HQ possibilita práticas de leitura muito significativas.