PRODUÇÃO DE TEXTO VIRTUAL E DE TEXTO ESCRITO
Adriana Lins dos Anjos (PG ME UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL)


A presente comunicação apresentar a pesquisa de Mestrado em desenvolvimento, cujo objetivo é averiguar a pertinência do uso de blog como recurso para a prática de produção textual. Com tantas reclamações de professores a respeito das dificuldades de escrita dos alunos, especialmente os da escola pública, e das dificuldades dos alunos em produzir um texto escrito, nossa pesquisa investiga o uso do blog como recurso pedagógico para a prática de produção textual, especialmente no desenvolvimento da técnica de dissertação. Com o fascínio cada vez marcante dos alunos pelo virtual, sentimo-nos estimulados em desenvolver uma pesquisa que vinculasse o uso da linguagem da Internet à produção escrita, por esse motivo elegemos o para uso do blog nas aulas de produção textual, funcionando como uma ferramenta pedagógica ao ensino de redação. Nossa pergunta de pesquisa é: - Como a utilização de blogs pode estimular a produção escrita e contribuir para o desenvolvimento da competência escritora de textos argumentativos dos alunos no ensino médio? Para responder a essa questão, adotamos os seguintes procedimentos: I – Criação de um blog para trabalhar um tema polêmico; II-Produção escrita do mesmo tema polêmico abordado no blog, simultaneamente ao uso do blog; III- Proposta de reelaboração da produção textual após a postagem no blog . A nossa fundamentação teórica abarca estudos realizados sobre texto; recorremos, entre outros, a Miller (2009); Bazerman (2005;2006); Marcuschi(2002;2006).