DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE SUMARIZAR PARA A PRODUÇÃO DE HIPERTEXTOS
Adriana Cintra de Carvalho Pinto (UNITAU/ Faculdade Dehoniana)



Fundamentados em Dolz e Schneuwly, compreendemos as capacidades de ação de linguagem como um conjunto de operações que o sujeito mobiliza para desenvolver toda e qualquer ação de linguagem, como a ação de produzir um texto. Para que desenvolvêssemos as capacidades de ação de linguagem que os alunos do curso de Webdesing tem de mobilizar para a produção do hipertexto, tivemos de elaborar e aplicar uma sequência didática para o ensino desse macrogênero. A sequência foi criada sob uma perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo a respeito da linguagem humana, dos textos e dos gêneros de texto. No final das atividades da sequência proposta, pudemos verificar algumas capacidades de ação de linguagem mobilizadas pelos alunos. Dentre essas capacidades, destacamos duas: em primeiro lugar, a capacidade de adaptar-se às características do contexto de produção, o qual se define como um conjunto de parâmetros ou representações que podem exercer influências sobre a forma que um texto é organizado; em segundo lugar, a capacidade de apropriar-se de um modelo de hipertexto, conhecendo seu plano de organização e de distribuição de conteúdos. Em relação a essa segunda capacidade, percebemos que o aluno precisa ter a capacidade de sumarizar. Assim, criamos uma atividade específica de sumarização, que discutiremos nesta sessão de experiências pedagógicas. Com isso, esperamos contribuir com o ensino de produção de hipertextos, uma prática de comunicação que cresce a cada dia em decorrência das demandas da Tecnocracia em que nos inserimos.