SEQUÊNCIAS TEXTUAIS, GRAMÁTICA E SEMÂNTICA:
PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sueli Cristina Marquesi (PUC-SP – UNICSUL); Luis Passeggi (UFRN); Maria das Graças Soares Rodrigues (UFRN); Vanda Maria da Silva Elias (PUC-SP)


Nesta sessão de comunicação coordenada, apresenta-se parte da pesquisa em desenvolvimento no âmbito do projeto “ANÁLISE DE TEXTOS E DISCURSOS: GÊNEROS, INTERAÇÃO, SOCIOCOGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP). Nela, os quatro pesquisadores abordarão a noção de sequência textual, entendida como unidade composicional dos textos (Adam, 2008), como base para o estudo dos conteúdos gramaticais e dos conteúdos semânticos no ensino de Língua Portuguesa. O estudo dos conteúdos gramaticais focalizará as seguintes correlações: (1) Sequência narrativa: Tempos verbais. Sintaxe do artigo definido (determinantes) introdutores de novos sintagmas nominais, funções textuais e discursivas do artigo. (2) Sequência descritiva: Adjetivos, advérbios, substantivos subjetivos. Tempos verbais. (3) Sequência argumentativa: Conjunções (operadores argumentativos), advérbios sequenciadores de tempo, numerais. (4) Sequência injuntiva (procedural): Modo imperativo, locução verbal, futuro do indicativo. O estudo dos conteúdos semânticos focalizará as operações de construção das sequências e de suas unidades constituintes: períodos e proposições, com ênfase nas operações de tematização, aspectualização e relação.