A ORALIDADE NA LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES ENTRE DISCURSO ORAL, TEXTO ESCRITO E ENSINO Coordenação: Prof. Dr. Gil Negreiros (USP/FEPI); Giuliana Capistrano Cunha Mendes de Andrade (FEPI); Luiz Antônio da Silva (USP); Sérgio Roberto Costa (Unincor/TC)



O ser humano se funda como sujeito primeiramente na língua falada. A partir dos primeiros contatos orais com o outro, o homem constrói suas identidades sociais, culturais, cognitivas e interacionais. Dentre os muitos gêneros que permeiam a modalidade falada, um dos mais comuns é a conversação cotidiana. É por meio dela que outras práticas sociais têm a possibilidade de ocorrer. Uma conversa pode tornar-se, por exemplo, o ato básico de contestação, de busca de propósitos, de aproximação, de acertos sociais, de indução e de convencimento. Outros gêneros, além da conversação, também estão presentes no dia-a-dia, como entrevistas de rádio e TV, aulas, palestras e debates. Além disso, a presença de marcas orais em corpora escritos (da mídia, da literatura, por exemplo) é fator preponderante no cenário das possibilidades de investigação sobre língua falada, já que a produção de sentidos orais (ou de um discurso oral) pode-se dar, também, em textos escritos. Esta sala de discussões tem como tema a relação entre discurso oral e texto escrito, sob o enfoque do ensino de linguagem. Assim, em aulas de Língua Portuguesa, o estudo dessa relação pode ser uma alternativa eficaz de trabalho com a linguagem, levando o professor e o aluno a perceberem a importância da dinâmica linguística e tornando-os sujeitos investigadores da linguagem, do mundo que os cerca e dos outros sujeitos. A partir disso, objetiva-se nas discussões desta sala coordenada contribuir para o aprimoramento do trabalho docente no que tange a presença da oralidade em textos escritos, no ensino fundamental e médio. Como referencial teórico norteador das conferências apresentadas, adotam-se perspectivas teóricas relacionadas à linguística do discurso, mais precisamente nas áreas da Análise do Discurso, da Análise da Conversação e da Sociolinguística Conversacional.