GÊNEROS DE DISCURSOS, FORMAÇÕES SOCIODISCURSIVAS E RELAÇÕES ENTRE CONTEXTO, CO-TEXTO E TEXTO(S): PROPOSTAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos (IP-PUC-SP - UPM); João Gomes da Silva Neto (UFRN); Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP); Jefferson Lucena dos Santos (PG DO PUC-SP); Hélio Rodrigues Júnior (PG ME PUC-SP


Nesta sessão de comunicação coordenada, apresenta-se parte da pesquisa em desenvolvimento no âmbito do projeto “ANÁLISE DE TEXTOS E DISCURSOS: GÊNEROS, INTERAÇÃO, SOCIOCOGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP). Nela, os quatro pesquisadores abordarão a noção de gêneros de discursos, vistos como o locus da estabilização pública e normativa que opera no quadro do sistema de gêneros de cada formação discursiva (Adam, 2008), como base para o ensino de Língua Portuguesa assentada na educação lingüística que põe em relevo a necessidade de que deve ser respeitado o saber lingüístico próprio de cada um, garantindo-lhe o curso na intercomunicação social e o direito de ampliar, enriquecer e variar esse patrimônio. O estudo dos gêneros dos discursos se fará a partir dos seguintes aspectos: gêneros de discurso (em sua dimensão textual-discursiva como estudo da articulação entre modos de organizações textuais e situações de comunicação, por meio da escrita ou da oralidade, concebidos como outras instituições que regem o exercício da fala num lugar determinado e em sua abordagem interacionista como reconhecimento dos tipos diferentes de textos, com formas diversas de textualização, visando a situações várias de interlocução e busca da classificação de diferentes gêneros discursivos); formações sócio-discursivas (entendidas como as diferentes formas de representação humana em funcionamento na sociedade) e relações entre contexto, co-texto e texto(s).