INTERAÇÃO, GÊNEROS DO DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leonor Lopes Fávero (PUC-SP – USP); Luís Antônio da Silva (USP); Zilda G. O. de Aquino (USP); Clemilton l. Pinheiro (UFRN); Marise A . M. Galvão (UFRN)



Nesta sessão de comunicação coordenada, da qual participam pesquisadores que integram o projeto “ANÁLISE DE TEXTOS E DISCURSOS: GÊNEROS, INTERAÇÃO, SOCIOCOGNIÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA” (CAPES – PROCAD/ NF -UFRN/PUCSP/USP), apresenta-se parte da pesquisa em desenvolvimento. Entendendo que toda a interação entre humanos é social e “não é uma atividade caótica nem aleatória ou mecânica, mas ordenada, coordenada e intencional” (Marcuschi,1998), o grupo tem por objetivo analisar essa interação em diferentes situações (entrevistas televisivas, sala de aula etc), mostrando como as relações e os papeis que se estabelecem entre os participantes evidenciam a utilização de uma série de estratégias, tendo em vista a manutenção do equilíbrio interacional ou, em momentos extremos, o rompimento de tal equilíbrio. Sabe-se, com Goffman (1998), que cada evento interacional é específico e que, durante a interação, os participantes se esforçam para preservar as faces ou, em outros momentos, para ameaçá-las. A interação professor e aluno(s), assim como a interação que se apresenta em gêneros do discurso determinados, orientados em sala de aula ou veiculados pela mídia, merecem atenção, por constituírem eventos interacionais reais, significativos da vida em sociedade e que são representativos para a compreensão do funcionamento do discurso em sociedade e do modo como as pessoas orientam suas ações. As especificidades de cada interação serão indicadas pelo mapeamento dos papéis dos participantes, do contexto situacional, do propósito do evento e das estratégias selecionadas pelos participantes.