ANÁLISE DE TEXTOS MIDIÁTICOS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Ilana da Silva Rebello Viegas (Professora da Prefeitura Municipal de São Gonçalo); Ivone da Silva Rebello (SEEC-RJ); Adriano Oliveira Santos; (UFF - Professor Secretarias Estadual e Municipal do Rio de Janeiro); Eliana da Cunha Lopes (FGS e Universidade Severino Sombra)



Esta Sessão de Comunicação Coordenada objetiva analisar e refletir sobre alguns mecanismos utilizados na construção de sentido de textos midiáticos. Tais textos fazem parte do rol de gêneros sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para serem trabalhados com alunos. Desenvolver atividades em sala de aula com textos extraídos da mídia não só estimula o aluno à prática social da leitura, como também o leva a integrar-se ao meio social em que vive e à realidade, de modo a tornar-se um cidadão consciente e participante, uma vez que, ao receber o que está nas entrelinhas de um texto, estará tomando consciência do contexto histórico, social, econômico e cultural em que vive.