PROJETO NÚCLEO EXTENSIONISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA – OFICINAS PARA A COMUNIDADE (NELPOC)

Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos

Pesquisadores:
Profa. Dra. Neusa Maria O. B. Bastos nmbastos@terra.com.br
Profa. Dra. Nancy dos Santos Casagrande nancy.casagrande@gmail.com
Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi sueli.marquesi@cruzeirodosul.edu.br
Profa. Dra. Marilena Zanon marilenazanon@uol.com.br
Profa Mestre Maria Ignez Salgado de Mello Franco

Estudantes:
Jefferson Lucena dos Santos (Mestre e Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em LPO) jefflucenas@hotmail.com
Hélio Rodrigues Júnior (Mestrando no Programa de Estudos Pós-Graduados em LPO) h_rodrigues_junior@uol.com.br

O trabalho do NELPOC-IP/PUC-SP está relacionado, de maneira geral, às seções que agregam atividades de extensão intra e extra-muros (cf. Plano IP-PUC/SP) e, de maneira específica, à  coordenação de projetos de extensão relacionados a resultados de pesquisas sobre o Ensino de Língua Portuguesa e a Historiografia de Língua Portuguesa.

Assim, o NELPOC, coordenado pela Profa. Dra. Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, coordenadora geral do IP/PUC-SP, tem sua origem em resultados de investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Historiografia da Língua Portuguesa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, e define-se pela atuação em projetos de extensão destinados ao Ensino de Língua Portuguesa e sua história, voltados para a formação continuada de professores de ensino fundamental, médio e superior, para funcionários da PUC-SP e demais membros da comunidade externa, interessados em se aperfeiçoar em língua materna.

As atividades propostas para o biênio 2009-2010, seguindo as diretrizes da coordenação geral do IP/PUC-SP e seu Plano de Trabalho, são as seguintes:

a. Estudos teórico-metodológicos para subsidiar o projeto de extensão destinado ao público-alvo apontado.

b. Desenvolvimento do Projeto de extensão destinado ao apoio à comunidade interna e externa, no que se refere à superação de dificuldades de professores para o ensino e de funcionários no uso da língua materna. O projeto em andamento envolve quatro pesquisadores doutores (um deles esta coordenadora), um mestre, um doutorando e um mestrando que se dedicam ao estudo teórico-metodológico para ministrarem as Oficinas que serão apresentadas a seguir.

c. Análise e discussão de problemas relacionados à formação continuada, provenientes das oficinas já realizadas promovidas pelo IP, também sob coordenação das Profas. Dras. Nancy dos Santos Casagrande e Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos, tendo em vista o aprimoramento da metodologia adotada e a oferta de novas oficinas.

d. Produção e coordenação de produção de material didático destinado ao ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa.

e. Reuniões mensais do Núcleo Extensionista para discussão e avaliação das atividades em desenvolvimento e para planejamento de novas atividades.

f. Estudos para a ampliação do acervo do IP, por meio de novas publicações destinadas ao Ensino de Língua Portuguesa.

g. Estudos, em conjunto com as Coordenações Acadêmicas do IP/PUC-SP, para a elaboração de projeto de informatização (FAPESP) para os serviços de assessoria a professores de português e à ampliação da Rede de Professores de Português associados ao IP. 

OFICINAS:

1. História da Língua Portuguesa

- Ementa:
A constituição e a evolução da língua portuguesa a partir da fragmentação do latim vulgar. Compreensão de fatos lingüísticos do português atual por meio de levantamentos diacrônicos. A história da língua, suas principais fases e os principais elementos intervenientes em sua formação, enfatizando o caráter evolutivo da língua.

- Objetivos:
1 Geral: Desenvolver habilidades de observação e análise de textos antigos através dos tempos, a partir de leituras fundamentais sobre história e historiografia lingüística. 2 Específicos: Capacitar ao reconhecimento de aspectos externos (os fatos imediatos e mediatos que culminaram na formação de Portugal e do Brasil), e aspectos internos (exame da evolução fonética e morfológica do Latim ao Português) – ao conhecimento dos fatos culturais presentes na vida do povo lusitano, através do estudo de textos antigos – aplicação dos aspectos teóricos estudados à análise de um corpus em língua portuguesa.

- Bibliografia:
BASTOS, Neusa Barbosa & CASAGRANDE, Nancy dos Santos. “Ensino de língua portuguesa e políticas lingüísticas: séculos XVI e XVII”. In BASTOS, Neusa Barbosa. Língua Portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo : IP-PUC/SP/ EDUC / COMPED, 2002.
BASTOS, Neusa Barbosa & PALMA, Dieli Vesaro. História entrelaçada: a construção de gramáticas e o ensino de Língua Portuguesa do século XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Lucerna / IP-PUC, 2004.
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática histórica. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico, 1982.
MATTOSO CÂMARA Jr., J. História e estrutura da Língua Portuguesa. RJ, Padrão-Livraria e Editora Ltda., 1975.
NUNES, J.J. Compêndio de gramática histórica portuguesa. 9ªed. Porto, Clássica, 1989.
SILVA NETO, S da História da Língua Portuguesa. 6ªed. Rio de Janeiro: Presença/Lisboa: Dinalivro, 1992.
TESSYER, P. História da Língua Portuguesa. 6ªed. Lisboa, Livraria Sá da Costa, 1994. 

2. Ensino de Língua Portuguesa

- Ementa:
Estudo reflexivo e crítico do processo de ensino aprendizagem, em busca de aspectos teórico-metodológicos da Educação Linguística, tendo em vista as diferentes disciplinas que têm por objeto de estudo a Língua Portuguesa

- Objetivo:
1. Geral: criar condições para a aplicação crítica, no nível docente, dos conhecimentos adquiridos na faculdade. 2 Específicos: - levar à reflexão sobre a realidade didático-pedagógica em que irá atuar; - à percepção da importância do papel do professor educador no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa; - à adequação do Ensino Fundamental e Médio às teorias pedagógicas e específicas aprendidas (transposição didática); - à proposta de métodos e soluções novas para o ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, frente a cada realidade que se lhe apresente.

- Bibliografia:
ANTUNES, Irandé. Aula de Português – encontro & interação.  São Paulo: Parábola, 2003.
BAGNO, Marcos. LÍNGUA MATERNA – letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002
BASTOS, Neusa Barbosa & VASCONCELOS, Maria Lúcia Marcondes Carvalho. “A Educação Lingüística e a Formação de Professores”. No prelo In Revista de Letras da UFF – Rio de Janeiro.
BECHARA, Evanildo. Ensino da Gramática. Opressão? Liberdade? 12ª ed. São Paulo: Ática, 2006.
MOREIRA, Mari Eunice; SMITH, Marisa Magnus e BOCCHESE, Jocelyne da Cunha. Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – questões para além da escrita.  Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

3. Técnicas de Redação

- Ementa:
Um estudo dos processos discursivos e dos mecanismos que articulam a organização textual e sua manifestação nas diversas situações comunicativas

- Objetivos:
1. Geral: Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos nas diversas situações comunicativas. 2. Específicos: capacitar a observação e avaliação dos processos de organização textual, a fim de produzir textos escritos em língua portuguesa com clareza, adequação e correção nas diferentes situações comunicativas.

- Bibliografia:
CUNHA C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1985
MARCUSCHI, L.A. “Gêneros textuais e funcionalidade.” In: DIONÍSIO, A.P. et al.(Orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro, Ed. Lucerna Ltda, 2002
MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1995
PALMA, Dieli; TURAZZA, Jeni; NOGUEIRA JUNIOR, José Everaldo. Educação Lingüística e Desafios na Formação de Professores, 2007. (no prelo).
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática – Ensino Plural. São Paulo: Cortez Editora, 2003
VILELA,M.&KOCH,I.V.. Gramática da Língua Portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso.Coimbra:Almedina, 2001.

4. A escrita Institucional e o Novo Acordo Ortográfico

- Ementa:
Um estudo das alterações ortográficas havidas a partir do Novo Acordo Ortográfico celebrado entre os países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste e das questões político-culturais que perpassam a mudança da grafia do idioma português.

- Objetivos:
1. Geral: Desenvolver habilidades de escrita nas diversas situações comunicativas, seguindo as novas regras de pontuação e acentuação gráfica de nosso idioma. 2. Específicos: capacitar a observação, avaliação e análise das características da nova ortografia baseada na utilizada por Portugal e pelo Brasil, a fim de posicionar-se como integrante da lusofonia e dirimir dúvidas frequentes na produção de textos escritos em língua portuguesa com clareza, adequação e correção nas diferentes situações comunicativas.

- Bibliografia:
BASTOS FILHO, Fabio Valverde Rodrigues; BASTOS, Neusa Barbosa e BRITO, Regina Helena Pires de. “Língua Portuguesa: políticas de língua e olhares da cultura”. In BASTOS Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural. EDUC/IP-PUC/SP-FAPESP, 2008.
BASTOS, Neusa Barbosa. “Uma reflexão sobre a ortografia – séculos XVI a XXI”. In MOREIRA, Maria Eunice; SMITH, Marisa Magnus e BOCCHESE, Jocelyne da Cunha (orgs.) Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa – questões para além da escrita. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.
BECHARA, Evanildo. A Nova Ortografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2008a.
BECHARA, Evanildo. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2008b.
CUNHA C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1985

 

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