Atividades permanentes

1. INTRA-MUROS:

a) GRUPOS DE PESQUISA/NÚCLEOS DE EXTENSÃO - a partir das Linhas de Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e do Departamento de Português, e considerando-se as necessidades de extensão, baseadas em problemas nacionais do ensino de Língua Portuguesa, nas mais diferentes regiões brasileiras, constituíram-se três Grupos de Pesquisa e respectivos Núcleos de Extensão : Português como Língua Estrangeira, O ensino de Língua Portuguesa e a Informática (Ensino à Distância e Uso do Computador no ensino de Língua Materna), Linguística Funcional e Historiografia da Língua Portuguesa, coordenados por professores do programa, congregando professores e alunos do Pós e da Graduação, para o aprofundamento dos estudos referentes às especificidades dos grupos e prestação de serviços à comunidade de professores de Língua Portuguesa.
Obs.: Os alunos da pós-graduação e da graduação, quando atuam em pesquisa, o fazem como auxiliares, sem vínculo empregatício com a PUC-SP.

b) ATENDIMENTO E CONSULTAS - através de contactos pessoais, nos plantões da coordenação do IP/PUC-SP, dá-se apoio aos estudantes e profissionais da área da linguagem associados do IP/PUC-SP.

2. EXTRA-MUROS:

a) PUBLICAÇÕES - obras disponíveis e no prelo:
“O papel do professor no ensino de Língua Portuguesa” 1995. SP. Ed.Selinunte autor Neusa Maria O.B.Bastos
“Português Instrumental:uma abordagem para o ensino de língua materna”.SP.1996. Ed.Educ. Org. Sueli Cristina Marquesi.
“Língua Portuguesa:História, Perspectiva, Ensino” 1998 S.P. Ed. Educ Org. Neusa Bastos
“Português Língua Estrangeira Perspectivas”. SP.1998. Ed. Cortez. Regina Célia Pagliuchi da Silveira.
“Imagens do Brasil:500 Anos”. SP. 2000. Ed.Educ. Orgs. Beth Brait e Neusa Barbosa Bastos
“ Discutindo a Prática Docente” SP. 2000. Ed. Educ Org. Neusa Bastos
“Língua Portuguesa:Teoria e Método” S.P. 2000 Ed. Educ Org. Neusa Bastos

“O Verbo:um estudo léxico-semântico”. SP. 2001 Ed. Anna Blume. Jeni Silva Turazza.
“Língua Portuguesa – uma visão em mosaico” S.P.. 2002. Ed. Educ. Org. Neusa Bastos
“Língua Portuguesa em calidoscópio” S.P. 2004. Ed. Educ Org. Neusa Bastos
“A Organização do texto Descritivo”. RJ.2004. Ed.Lucerna. Sueli Cristina Marquesi
“Léxico e Criatividade”. SP. 2005. Ed.Anna Blume. Jeni Silva Turazza.
“História Entrelaçada I a Construção de Gramáticas e o ensino de Língua Portuguesa do Século XVI ao XIX”. RJ 2004. Ed.Lucerna Neusa Barbosa Bastos e Dieli Vesaro Palma
“Língua Portuguesa Reflexões Lusófonas”.SP. 2006. Ed. Educ. Org. Neusa Barbosa Bastos
“História Entrelaçada II a Construção de Gramáticas e o Ensino de Língua Portuguesa na primeira metade do século XX”. RJ. 2006 Ed. Lucerna Orgs.Neusa Barbosa Bastos e Dieli Vesaro Palma
“Língua Portuguesa:Ensino e Pesquisa”. SP. 2007.Volume I Ed.Educ. Orgs. Neusa Barbosa Bastos, Leonor Lopes Fávero e Sueli Cristina Marquesi.
“Língua Portuguesa:Ensino e Pesquisa”. SP. 2007. Volume II. Ed.Educ. Orgs, Neusa Barbosa Bastos, Leonor Lopes Fávero e Sueli Cristina Marquesi.
“História Entrelaçada III a Construção de Gramáticas e o Ensino de Língua Portuguesa na segunda metade do século XX”. RJ. 2008 Ed. Nova Fronteira. Orgs. Neusa Barbosa Bastos e Dieli Vesaro Palma
“Língua Portuguesa- Lusofonia-Memória e Diversidade Cultural” SP. 2008. Ed,Educ Org.Neusa Barbosa Bastos.
“80 Anos Homenagem: Evanildo Bechara”
. RJ. 2008 Ed. Nova Fronteira. Orgs.Neusa Barbosa Bastos. Dieli Vesaro Palma e Maria Mercedes Hackerott.
“Uma pronúncia do Português Brasileiro”. SP. 2008 Ed. Cortez autora Regina Célia Pagliuchi da Silveira.

Prelo: Língua Portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural e Língua Portuguesa: cultura e identidade nacional.

Estudam-se, sempre, novos projetos de ampliação do acervo, através de novas linhas de publicação.

b) EVENTOS - realização de Congressos de Professores de Português (a cada dois anos, reunindo professores brasileiros e estrangeiros de países lusófonos); Simpósios e Encontros com o objetivo de propiciar a troca de conhecimentos entre profissionais da área da linguagem, em nível nacional e internacional. Oficinas com temas clássicos e modernos sobre a Língua Portuguesa

c) CURSOS DE EXTENSÃO E APERFEIÇOAMENTO (ligados à COGEAE) - organização de cursos para professores de Português e profissionais com interesse no aprimoramento da comunicação oral e escrita.

d) REDE-P - oferecimento a seus associados de informações úteis ao magistério; divulgação de atualizações oportunas; atualização sobre os progressos em pesquisa; e, quando solicitadas, análise e reflexão sobre publicações didáticas. A participação dos professores na REDE-P dá-se através de sua associação ao IP-PUC/SP e de uma contribuição anual.

e) ESORC - Estudos Orientados por Correspondência - orientações para estudos individuais sobre Língua Portuguesa que vêm sendo desenvolvidos sem qualquer vinculação com Instituições de Ensino - serão dadas através de solicitação dos membros associados do IP-PUC/SP. Prepara-se o Instituto para ativação do site www.ippucsp.org.br por meio do qual atenderá seus associados que tiverem conexão com rede.

f) SAELP - Serviço de Assessoria para o Ensino de Língua Portuguesa - serviço franquiado aos associados do IP-PUC/SP, para indicações bibliográficas sobre teoria e metodologia do ensino de Língua Portuguesa.

g) SAIE - Serviço de Assessoria a Instituições educacionais de Ensino Fundamental e Mádio e, também, a Empresas em geral.

h) CONTACTOS - contactos com entidades afins, nacionais e estrangeiras, para intercâmbio de serviços.


Atividades regulares/2009

A) PREPARAÇÃO DE OBRAS:
História Entrelaçada 4 e Língua Portuguesa: cultura e identidade nacional

B) PREPARAÇÃO DO 13º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA e 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA
Preparação do 13º Congresso Brasileiro e do 4º Internacional a serem realizados em abril/2010, com a participação de aproximadamente mil congressistas de, aproximadamente, vinte estados brasileiros. Pesquisadores de renome ministrarão minicursos e oficinas, proferirão palestras e conferências e participarão de salas temáticas e de mesas-redondas. Está sendo desenvolvido um site para a Internet, contendo as informações sobre o Congresso e possibilitando inscrições on line. Após o evento, o site continuará sendo mantido, atualizado e não só apresentará os materiais do congresso, como veiculará informações sobre o Instituto.

C) PREPARAÇÃO DO ENCONTRO DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

D) PREPARAÇÃO DO IV COLÓQUIO DE ESTUDOS SOBRE LEITURA, ESCRITA E ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA (CELE).