IP - PUC/SP
14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA
5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA
1º dia – 26 de abril de 2012 – 5ª feira
TUCA - manhã
8:00 às 9:00 Sessão de abertura
9:00 às12:00 Mesa Redonda
Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho / Portugal)
Evanildo Bechara (Academia Brasileira de Letras/UERJ)
José Luiz Fiorin (USP)
Armando Jorge Lopes – (Moçambique)
SALAS DE AULA - tarde
13:30 às 16:00 Minicursos
Sala 326 1. GÊNERO, DISCURSO E ENSINO - Elisa  Guimarães (UPM–USP)
Sala 327 2.  O TRABALHO COM O VOCABULÁRIO EM SALA DE AULA - Luiz Carlos Travaglia (UFU)
Sala 317 3. GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO - Irenilde Pereira dos Santos (USP)
Sala 318 4. A SIMPLIFICAÇÃO DOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS NO MEIO ESCOLAR - Paulo Ramos (UNIFESP)
Sala 319 5. RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DE PROVA: QUESTÕES PERTINENTES - José Everaldo Nogueira Júnior (IP-PUC/SP) e Ronaldo Cardoso Alves
Sala 320 6. ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: REFLEXÕES - Marilena Zanon e Maria Ignez Salgado de Melo Franco
Sala 321 7. O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Aparecida Regina Borges Sellan e Valeuska França Cury
Sala 322 8.  ESCOLHA DAS FONTES EM PESQUISAS DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA - Jefferson Lucena dos Santos e Maria Mercedes Saraiva Hackerott
Sala 323 9. ESTUDOS DO TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Vanda Maria Elias (PUC-SP) e Rivaldo Capistrano Jr (Doutorando-PUCSP)
Sala 324 10. A CONTRIBUIÇÃO DAS LETRAS DE MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Wagner Luiz Cabelho da Silva (Faculdades Anhanguera/Secretaria do
Meio Ambiente ESP) e Maria Teresa Nastri de Carvalho (GPDG/USP, IP-PUC/SP, FADISP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)
Sala 312 11. A ANÁLISE DO DISCURSO NA ATUALIDADE - Cleudemar Alves Fernandes (UFU)
Sala 313 12. LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA CONTEMPORANEIDADE: A LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL - Acir Mario Karwoski (UFTM )
Sala 328 13. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA - João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC-SP)
Lab. 12 (SS) 14. ENSINO DE LP E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER? - Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC-SP), Karlene Rocha Campos (PUC-SP), Alexandra Geraldini (PUC-SP) e Andrea Pisan (doutoranda PUC/SP)
Lab. 7 (SS) 15. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PARA O AMBIENTE DIGITAL - Angelita Quevedo (PUC-SP)
Sala 329 16. SUPORTES LINGUÍSTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO - Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP – Editora Saraiva)
Sala 330 17. DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Jarbas Vargas Nascimento e Izilda Maria Nardocci
SALAS DE AULA - tarde
16:15 às 18:15 Grupos de Discussão
História e Historiografia Linguística 1
Sala 214

Análise de processos morfofonológicos nas Cantigas de Santa Maria
Aumentativos e diminutivos em português arcaico: discussão sobr  e o estatuto prosódico dessas formas
Estudo amostral da pontuação e da acentuação nos textos das Ordenações Afonsinas e do Código Civil Brasileiro de 1916
Metafonia do léxico avós
Um diálogo historiográfico sobre a questão dos empréstimos linguísticos na Língua Portuguesa

Gisela Sequini Favaro

Thaís Holanda De Abreu

Antonio Dall Fabbro

Edilene Maria Oliveira De Almeida

Nelci Vieira Lima

História e Historiografia Linguística 2
Sala 215

Língua portuguesa como marco de poder na obra de João de Barros e na CPLP
As ideias educacionais de Padre Manuel da Nóbrega
Gramática analítica da língua portuguesa: Padre Massa
Julio Ribeiro polemista: um capítulo da história das querelas lingüísticas no Brasil
Contatos linguísticos na obra de Fernão de Oliveira: uma abordagem na perspectiva da Historiografia Linguística

Adriana de Souza

Luscelma Oliveira Cinachi Craice

Leonor Lopes Fávero e Márcia Antonia Guedes Molina

Maurício Silva

Flavio Biasutti Valadares

História e Historiografia Linguística 3
Sala 216

Um caso de “colocação”: Jânio Quadros e o português formal do início do século XX
Observações sobre o objeto direto anafórico em português
A realização do sujeito pronominal pela elite paulistana na virada do século XX
A gramaticalização da expressão a gente como pronome pessoal do caso reto

Rudney Soares

Edila Vianna da Silva

Helcius Batista Pereira

Almir Grigorio dos Santos

História e Historiografia Linguística 4
Sala 217

Língua portuguesa no Maranhão, no século XIX, na visão de António da Costa Duarte, em uma perspectiva historiográfica
Língua portuguesa: Syntaxe e construcção da lingua portugueza, de Thomas da Silva Brandão, em uma perspectiva historiográfica
Selecta Nacional de Alves da Fonseca (1873): uma abordagem historiográfica
Documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa do estado do rio grande do sul: análise do processo de elaboração

Ana Lucia de Jesus Ribeiro e Sônia Maria Nogueira

Wemylla dos Santos de Jesus e Sônia Maria Nogueira

Sara Rabelo da Silva e Sônia Maria Nogueira

Silvana Schwab do Nascimento
Lusofonia e Ensino de Língua Portuguesa 1
Sala 219

A construção da ideia de Lusofonia em uma coleção de livros didáticos do ensino médio
As influências africanas na formação do português brasileiro: banto uma das vertentes da Língua Portuguesa falada no Brasil
Aspectos da política linguística presente no gênero receita culinária em Portugal, Brasil e Moçambique do século XVI ao século XX

Bruno Tateishi

Elidiane de Farias, Eronita Figueiredo de Cotta de Lucena e Michelle Ribeira de Oliveira

Nancy A. Arakaki e Raquel Diniz

Tecnologia da Informação e Comunicação 1
Sala 220

O Uso do BLOG no Processo de Formação de Professores
Hipertexto no Ensino Fundamental II: Estratégias de Leitura
Linguagem Verbovisual e Construção de Sentido nos Enunciados de uma Homepage do Siteda IG
Tecnologia e Ensino de Línguas: desafios para o ensino de Língua Portuguesa
Sequência Didática interativa para o Ensino de Resumo Acadêmico

Claudia Landgraf Valério

Patrícia Alessandra Mangili

Carla Lima Massola Aragão da Cruz e Maria Valíria Aderson de Mello

Dieli Vesaro Palma e Lawrence Chung Koo

Clemilton Lopes Pinheiro

Tecnologia da Informação e Comunicação 2
Sala 221

Produção de Materiais para Curso de Letras a Distância: parâmetros para a organização textual e para o uso da linguagem verbal
O Ensino de Leitura Verbovisual em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: questões teórico-metodológicas
Formação de Tutores para a EAD: linguagem e interação
O Conteúdo Teórico de Disciplinas de EAD: um gênero em construção

Magalí Elisabete Sparano e Ana Lúcia Tinoco Cabral

Sonia Sueli Berti-Santos 

Silvia AugustadDe Barros Albert Bachur

Manoel Francisco Guaranha

Análise do Discurso 1
Sala 222

Metáfora e dialética em canções no período da ditadura militar: estratégias de denúncia e de preservação de face
Piso versus teto: uma questão semântico-discursiva
O Humor como discurso de prevenção: o Cartum sob a ótica da Pragmática
“Rede do Tas” na desconstrução do ethos do político brasileiro

Maria Aparecida Rocha Gouvêa

Risalva Bernardino Neves

Maria da Penha Pereira Lins e Lorena Santana Gonçalves

Adriano Charles Cruz
Análise do Discurso 2
Sala 223A

A construção do ethos discursivo em notícia jornalística: reflexões
A malícia na construção de sentido da crônica jornalística “Uma revista de sacanagem”, de Ivan Lessa
A Reconstrução de um momento histórico: o fim de uma era, pelo olhar de uma revista de atualidade
Reflexões sobre ethos docente em mídia eletrônica
Interdiscurso, cenografia e ethos discursivo no conto “A Igreja do diabo”, de Machado de Assis

Sandro Luís da Silva

Karla K. Somogyi

Maria Teresa Nastri de Carvalho

Helena Cristina Guerreiro Belda

Flavio Sabino Pinto
Análise do Discurso 3
Sala 228

As cotas sob o olhar de uma revista de cultura
Análise do Discurso: a construção do ethos discursivo em discursos indígenas da aldeia tupiniquim de Pau-Brasil – ES
A constituição do ethos discursivo na letra de música de raiz
Enunciação, Polifonia e intertextualidade no gênero narrativo
AIDS e publicidade: renovação de sentidos

Irene de Lima Freitas

Adriana Recla

Cristiane da Silva Ferreira

Micheline Mattedi Tomazi e Raquelli Natale

Clemara Bidarra
Análise do Discurso 3
Sala 228

As cotas sob o olhar de uma revista de cultura
Análise do Discurso: a construção do ethos discursivo em discursos indígenas da aldeia tupiniquim de Pau-Brasil – ES
A constituição do ethos discursivo na letra de música de raiz
Enunciação, Polifonia e intertextualidade no gênero narrativo
AIDS e publicidade: renovação de sentidos

Irene de Lima Freitas

Adriana Recla

Cristiane da Silva Ferreira

Micheline Mattedi Tomazi e Raquelli Natale

Clemara Bidarra
Variedades do Discurso 1
Sala 230

O tratamento da variação linguística em livros didáticos
O tratamento  da variação morfossintática: um estudo de caso a partir da colocação pronominal
Hipertexto e cidadania crítica: veredas da liberdade
A variação das formas de tratamento no romance Lucíola, de José de Alencar

Glaucia da Silva Lobo Menezes

Eloísa Jardim Barino

Letícia Faria Antunes de Miranda

Marilda Alves Adão Carvalho
Variedades do Discurso 2
Sala 312

A importância do gênero resenha crítica na esfera universitária
Gêneros textuais: instrumentos para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores
Análise do suporte incidental do gênero pichação sob a perspectiva sociocognitiva-interacional
Galáxias e constelações no atlas linguístico de Mato Grosso do Sul (ALMS)
Tradução e variação linguística: Captain Underpants em estudo

Eliane Feitoza Oliveira

Eliane Gouvêa Louzada

Evandro Santos Reis – Luciana de Souza Aguiar Zanardi

Alessandra Cirrincione

Thais Helena Affonso Verdolini

Português Língua Estrangeira 1
Sala 313

A leitura e os intertextos no ensino de Português para falantes de outras línguas
A aula de Português para Estrangeiros: dúvidas imprevisíveis
Língua Portuguesa para surdos: a construção de sentidos na escrita do aluno surdo
Interculturalidade nas aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE): o ensino de PLE e a teoria dos atos de fala
Seis séries didáticas de PLE da atualidade: uma análise sincrônica de conjunto
Poemas de Manuel Bandeira, exercícios da “fala brasileira” nas aulas de Português como Língua Estrangeira

Maria José Nélo

Thais Helena Affonso Verdolini

Maria José Nélo e Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro

Pamela Andrade

Maria Antonia Germano dos Santos Maia

Silvia Paverchi

Português Língua Estrangeira 2
Sala 315

Considerações sobre a docência de Português como Língua Estrangeira em Santa Catarina
Crítica e autocrítica à formação de uma graduanda em letras-português na atuação como professora de PLE
Prática profissional em turmas heterogêneas de Português como Língua Estrangeira: desafios
O ensino de Português como Língua Estrangeira na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara
A mulher e a representação de mãe na crônica de Chico Buarque de Hollanda

Narjara Oliveira Reis

Denise Barros Weiss

Nildicéia Aparecida Rocha e Maria Cristina R. Guedes Evangelista

Siomara Ferrite Pereira Pacheco
Português Língua Estrangeira 3
Sala 317

A abordagem comunicativa com enfoque interculturalista no ensino de Português como Língua Estrangeira
Linguagens verbais e não verbais: comunicação intercultural em aulas de Português para estrangeiros
A relação entre identidades atribuídas e a interação na sala de PLE
Análise das tomadas de turno de um aluno na sala de PLE
Abordagem intercultural na sala de aula de PLE
O Português “Brasileiro” e o novo Acordo Ortográfico: elementos constituintes que ultrapassam alterações na escrita

Ana Katy Lazare Gabriel

Neide Tomiko Takahashi

Bruna dos Anjos Crespo e Daniel Augusto de Oliveira 

Lucas Rezende Almeida

Milton Gabriel Junior

Sílvia Fernanda Souza Dalla

Ensino de Língua e Literatura 1
Sala 318

Manoel de Barros e a Metapoesia
Literatura e cinema: uma abordagem de ensino
Gêneros Textuais, Letramento e Ensino: uma pesquisa com professores de Língua Portuguesa
Os modelos clássicos: uma aproximação intertextual entre Ovídio, poeta latino, e os cantadores repentistas do nordeste
A iniciação à docência em Língua Portuguesa: relato de experiências no programa PIBID

Nery Nice Biancalana Reiner
Sueli Regina Leone

Laura Silveira Botelho, Letícia Macedo Kaeser e Michele Cristina Ramos Gomes

Eliana da Cunha Lopes

Marise Adriana Mamede Galvão

Ensino de Língua e Literatura 2
Sala 319

Ensino de Língua Portuguesa e Programas Curriculares: uma pesquisa com professores do ensino fundamental
Leitura além dos estereótipos
Contextualização e ensino significativo de língua e literatura
Álvares de Azevedo e William Bouguereau: diálogos interartes

Tânia Guedes Magalhães, Ariane A.Cordeiro e
Bruna dos Anjos da Costa Crespo

Daniella Barbosa Buttler

Josélia Gomes da Silva e
Lucicléia Feitosa Silva Costa

Ana Paula de Toledo Soares

Ensino de Língua e Literatura 3
Sala 320

A produção textual acadêmica em exame
O ensino do gênero canção em aulas de Língua Portuguesa: um estudo de Educação Linguística
O tempo num conto de Mário de Carvalho
As alegorias em “A igreja do Diabo”, de Machado de Assis.

Silvia Inês C. Carvalho e Diva Zandimenego

Viviane Nery Lacerda

Beatriz Teixeira Fiquer

Gládiston de Souza Coelho
Leitura e Escrita 1
Sala 321

Leitura de textos gráfico-visuais apoiada na análise linguística
A leitura de imagens e seu diálogo com o texto escrito
A Ressemantização Linguística No Espaço Humorístico Televisivo Brasileiro
As estratégias metacognitivas para a leitura de menus
Leitura de tiras de humor: o verbo-visual em ação

Claúdia de Souza Teixeira

Fernanda Isabel Bitazi

Everaldo S. Almeida

Tamie A. Watanabe

Carlos Augusto B. de Andrade e João de Oliveira
Leitura e Escrita 2
Sala 322

No centro do jogo, o artigo. “Viu, provocou... Produziu?”
Formas de articulação textual na música o pulso, de Arnaldo Antunes
Reflexões sobre uma proposta didática para a produção do gênero notícia
Diário de leitura: um jogo intertextual entre o expor, o narrar e o comentar
Proposta de organização de bilhetes orientadores para o processo de produção textual no ensino básico

Adriano Neves da Costa

Anaiza Rodrigues da Silva

Regina Espindola C. Gomes

Cleuza Pelá

Cristiane Fuzer
Leitura e Escrita 3
Sala 323

Investigação dos problemas de compreensão subjacentes à sua leitura
Um modelo de estrutura retórica do gênero introdução de dissertação de mestrado
Memória da educação paulista: docência e ensino de língua portuguesa no início do século XX
A internet e o ensino de língua portuguesa: uma conexão possível

Djario Dias de Araujo

Andrea Pisan Soares Aguiar

Maria Sílvia Olivi Louzada

Valter Zotto
Leitura e Escrita 4
Sala 324

Produção escrita e inclusão escolar: um estudo neurolinguístico
A leitura na formação de professores: uma proposta integrada
Os métodos de alfabetização de um professor leigo: memórias, narrativas, representações s história de vida
Compreensão de leitura em diferentes gêneros textuais
Livro didático e legislações: comparando discursos
A interpretação aluno do 8º ano do ensino fundamental II sob o olhar da retórica

Breno Luis Deffanti

Cátia Rodrigues

Maria Eurácia Barreto de Andrade

Rosangela Maria de Carvalho Oliveira

Patrícia Silvestre Leite Di Iório

Sandra Maria Barbosa Farias
Questões Culturais e linguísticas 1
Sala 326

Variação verbal não normativa por falantes elitizados: uma questão diacrônica e sincrônica pós-moderna
Brasil e Portugal: análise de um ambiente de convergência na lusofonia – música como expressão cultural
Os papéis sociais e discursivos no uso das formas pronominais você, ocê e CE
Gramaticalização enquanto inter(subjetivização): o cline de mudança das construções modais “ter que +v2” e “dever +v2
A organização textual da opinião em crônicas do cotidiano

Ana Lucia Pedrazzi

Alexandre Miguel Rosella Porfirio

Clézio Roberto Gonçalves

Michele Cristina Ramos Gomes

Rodrigo Leite da Silva
Questões Culturais e Linguísticas 2
Sala 327

Inteligibilidade e Formalidade: diferentes perspectivas na prática da tradução bíblica
Entre língua e linguagens: a narrativa das escolas de samba em Portugal e as questões culturais e comunicativas presentes no contexto lusófono
O mercado brasileiro e o conto de fadas: uma reflexão sobre a dominação cultural
Da colonização ao cyberspace: um estudo da liberdade na história norte-americana e como isso se irradia pela internet
Nosso Portinglês

Mariú M M Lopes

José Maurício Conrado Moreira da Silva

Débora Cibele de Benedetto e Silva

Regina Paula Ambrogi Avelar

Nair Feld



2º dia – 27 de abril de 2012 – 6ª feira
AUDITÓRIOS – manhã

Sala 117

9:00 às12:00

Mesa Redonda – Língua e Cultura Lusófonas
Leonor Lopes Fávero )PUC/SP – USP)
Adelaide Tavares Monteiro (Universidade de Cabo Verde)
Hildo Honório (UNB)
Roberval Teixeira e Silva (resp ensino de LP – Uni de Macau e Pres/AILP

Sala 239

9:00 às12:00

Mesa Redonda – Texto, Gramática e Ensino de Língua Portuguesa
Maria das Graças Rodrigues (UFRN)
Sueli Cristina Marquesi (PUC/SP – UNICSUL)
Luiz Passegi (UFRN)
João Gomes da Silva Neto (UFRN)

Sala 333

9:00 às12:00

Mesa Redonda - Língua Portuguesa e questões contemporâneas de ensino: oralidade e infotecnologia
Diana Luz Pessoa de Barros (UPM – USP)
Fabiana Komesu (UNESP – Rio Preto)
Júlio Araújo (UFC)

SALAS DE AULA - tarde

13:30 às 16:30

Minicursos

Sala 326

1. GÊNERO, DISCURSO E ENSINO - Elisa  Guimarães (UPM–USP)

Sala 327

2.  O TRABALHO COM O VOCABULÁRIO EM SALA DE AULA - Luiz Carlos Travaglia (UFU)

Sala 317

3. GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DIÁLOGO - Irenilde Pereira dos Santos (USP)

Sala 318

4. A SIMPLIFICAÇÃO DOS GÊNEROS DOS QUADRINHOS NO MEIO ESCOLAR - Paulo Ramos (UNIFESP)

Sala 319

5. RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DE PROVA: QUESTÕES PERTINENTES - José Everaldo Nogueira Júnior (IP-PUC/SP) e Ronaldo Cardoso Alves

Sala 320

6. ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: REFLEXÕES - Marilena Zanon e Maria Ignez Salgado de Melo Franco

Sala 321

7. O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Aparecida Regina Borges Sellan e Valeuska França Cury

Sala 322

8.  ESCOLHA DAS FONTES EM PESQUISAS DE HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA - Jefferson Lucena dos Santos e Maria Mercedes Saraiva Hackerott

Sala 323

9. ESTUDOS DO TEXTO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Vanda Maria Elias (PUC/SP) e Rivaldo Capistrano Jr (Doutorando-PUCSP)

Sala 324

10. A CONTRIBUIÇÃO DAS LETRAS DE MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Wagner Luiz Cabelho da Silva (Faculdades Anhanguera/Secretaria do
Meio Ambiente ESP) e Maria Teresa Nastri de Carvalho (GPDG/USP, IP-PUC/SP, FADISP) e Clézio Roberto Gonçalves (UFOP)

Sala 312

11. A ANÁLISE DO DISCURSO NA ATUALIDADE - Cleudemar Alves Fernandes (UFU)

Sala 313

12. LETRAMENTOS MÚLTIPLOS NA CONTEMPORANEIDADE: A LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL - Acir Mario Karwoski (UFTM )

Sala 328

13. ESTRATÉGIAS RETÓRICAS E OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO DISCURSO DE AUTOAJUDA - João Hilton Sayeg de Siqueira e Luiz Antônio Ferreira (PUC/SP)

Lab. 3 (SS)

14. ENSINO DE LP E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER? - Mercedes Fátima Canha Crescitelli (PUC/SP), Karlene Rocha Campos (PUC/SP), Alexandra Geraldini (PUC/SP) e Andrea Pisan (doutoranda PUC/SP)

Lab. 7 (SS)

15. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR PARA O AMBIENTE DIGITAL - Angelita Quevedo (PUC/SP)

Sala 329

16. SUPORTES LINGUÍSTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II E MÉDIO - Roberto Melo Mesquita (IP-PUC/SP – Editora Saraiva)

Sala 330

17. DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Jarbas Vargas Nascimento e Izilda Maria Nardocci

SALAS DE AULA - tarde

16:15 às 18:15

Grupos de Discussão

Questões Culturais e Linguísticas 2
TÍTULO AUTOR
Sala 214

Colégios Católicos femininos: a educação no colégio  Nossa Senhora do Patrocínio
A língua portuguesa do Brasil sob a ótica e a ética dos protestantes – o caso Mackenzie
Representações de língua e  fala na obra “Sociolinguística, os níveis da fala”, de Dino Preti
Mapeamento Historiográfico do Ensino de Língua Portuguesa a distância no Brasil
Da colonização ao cyberspace: um estudo da liberdade na história norte-americana e como isso se irradia pela internet

Ana Paula Sapaterra

Enedino Soares Pereira Filho

Gil Negreiros

Luciana Gimenes Parada dos Santos

Regina Paula Ambrogi Avelar
História e Historiografia Linguística 6
Sala 215

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a identidade nacional Angolana
A língua portuguesa do Brasil: percurso, história e influências
A obra como obra: uma partida de xadrez no labirinto ficcional de Saramago
Desafios da língua portuguesa na Amazônia: uma Babel indecifrável
Rupturas entre Hugo Schuchardt e William Labov

Cinthia Aparecida Lemes

Ivelaine de Jesus Rodrigues

Ramsés Albertoni Barbosa

Maria Francisca Morais de Lima

Jorge Viana de Moraes

História e Historiografia Linguística 7
Grupo de morfologia histórica do português

Sala 216

Estudos diacrônicos sobre sufixação - Equívocos em etimologias de palavras sufixadas em –mento
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Criatividade lexical na literatura brasileira dos séculos XIX E XX
Estudos diacrônicos sobre sufixação - O reconhecimento do sufixo –mós na Grammatica Portugueza de Júlio Ribeiro, em 1881
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Trajetória de -ística: da origem à atualidade
Estudos diacrônicos sobre sufixação - Tratamento lexicográfico de elementos mórficos – o caso dos dicionários houaiss eletrônicos

Erica Santos Soares de Freitas

Solange Peixe Pinheiro de Carvalho

Vanderlei Gianastacio

Nilsa Areán-García

Mariana Giacomini Botta

Lusofonia e Ensino de Língua Portuguesa 2
Sala 217

Aspectos da Lusofonia em Angola e Moçambique
A cada modalidade, uma identidade: Português Moçambicano
O ensino de PLE no Timor-Leste: avaliação da experiência da cooperação brasileira do PQLP 2012
O processo de ensinar e aprender a língua portuguesa em contextos educativos na educação básica em Cabo Verde

Christiane Gally

Beatriz Pereira de Santana

Silvia Inês Coneglian Carrilho de Vasconcellos, Rosilene de Melo, Suillan Miguez Gonzáles e Maria Irone de Andrade

Marina Graziela Feldmann e Maria dos Reis Moreno Tavares
Tecnologia da Informação e Comunicação 3
Sala 219

Decifra-me ou te devoro: livro imposto ou livro posto?
Produção de Texto Argumentativo na Plataforma Moodle
E-Forum e o Ensino de Língua Portuguesa
O Uso do Moodle como Apoio no Estágio Supervisionado
Tecnologia e Interação em uma Comunidade de Prática: colaboração entre professores de Língua Portuguesa em correção de provas de redação em processo de avaliação sistêmica nacional do Ensino Médio

Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira

Solange Ugo Luques

Alex Batista Lins

Andressa Cristina Coutinho Barboza

Silvane A. Gomes

Tecnologia da Informação e Comunicação 4
Sala 220

As Comunidades de Aprendizagem: novos olhares sobre o letramento digital
Ensino de Língua Portuguesa a Distância: relato de experiência
Aplicação de um AVA no Ensino de Língua Portuguesa: percursos e percalços
Mecanismos Metadiscursivos na Esfera Jornalística: um estudo dos atenuadores (hedges) em textos de opinião e notícias da Folha de São Paulo

Práticas de letramento na rede: diários de leitura

Arlinda Cantero Dorsa

Angélica Lino dos Santos Moriconi e Márcia Antonia Guedes Molina

Leonor Werneck dos Santos, Manuela Colamarco e Fabiana Gonçalo

Marco Antônio Rosa Machado

Jaqueline de Morais Fiorelli

Análise do Discurso 4
Sala 221

Leitura de textos gráfico-visuais apoiada na Análise Linguística
“É Proibido Proibir”: estilo e subjetividade no discurso de Caetano Veloso
Um olhar semiótico sobre a personagem Tatiana Lárin de Alexandre Pushkin
“Lixo e Vida”: uma convergência simbólica na construção do sentido no texto ficcional de Moacyr Scliar
Concepção e abordagem do texto literário no ensino médio: exame da argumentação
Texto e Intertextualidade: conceitos e interfaces.

Claudia de Souza Teixeira

Agenor Ribeiro de Lima

Vanda Bartalini Baruffaldi

Cely Miranda Sanchez

Marla Júlia Santos Duarte

Khalil Salem Sugui e Claudia Marques Matheus

Análise do Discurso 5
Sala 222

Discurso e retórica: entre a identidade e a diferença
O Poder da Persuasão: a Revista Poder em foco
A Imagem de Arte como base textual
Estratégias semióticas em sala – desafio no ensino médio
O boom literário e a cultura política da revolução cubana
Argumentos que fundam a estrutura do real em artigo jornalístico em carta de leitor

Marcelo Cesar Cavalcante

Leandro de Oliveira Silva

Simone Terenciano Elias Francischetti

Fábio Irineu Fernandes Pereira

Bruno de Carvalho Belmonte

Ana Lúcia Magalhães

Análise do Discurso 6
Sala 223A

Homes anaforicamente
Argumentação em textos de opinião no jornal escolar: os mecanismos de enunciação como fonte de ação linguageira
A Intergenericidade no texto publicitário

Sérgio Herman
Fábio Delano Vidal Carneiro

Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes

Variedades do Discurso 3
Sala 228

Referenciação Metadiscursiva no Gênero Carta Pessoal
O Gênero Crônica Jornalística: sob o Prisma da Linguística Textual-Discursiva
A Construção do Ethos Discursivo na Cartilha Do Tiririca

Renato Cabral Rezende

Milton Gabriel Júnior

Ligiane Cristina Segredo e Tamara de Oliveira

Questões étnico-raciais
Sala 230

Do Significante ao Significado do Lexema Negro na Sociedade Brasileira Contemporânea
Ruy Duarte de Carvalho e a Dimensão Plural da Cultura Angolana

Vagner Aparecido de Moura e Cleide Aparecida Moura

Isabelita Maria Crosariol
Dialetologia e Geolinguística
Sala 305

O Dialeto Caipira, de Amadeu Amaral: contribuição para o saber/fazer geolinguístico
Da geolinguística para a sociogeolinguística
A palavra e o chão: viajantes naturalistas na estrada real
Em busca da norma linguística de municípios litorânios
As contribuições da sociogeolinguística para o reconhecimento da identidade linguística de uma região

Vagner Aparecido de Moura e Cleide Aparecida Moura

Isabelita Maria Crosariol
Português Língua Estrangeira 4
Sala 312

A definição lexicográfica em dicionário eletrônico português/espanhol para aprendizes de Português Língua Estrangeira (PLE)
Dicionário eletrônico bilíngue: uma alternativa tecnológica para o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE)
Português Lingua Estrangeira: a equivalência léxica
interlinguística na produção lexicográfica
O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia do Português Língua Estrangeira pela Abordagem Comunicativa
O léxico da cultura brasileira no livro didático português Via Brasil: um curso avançado para estrangeiros

Lêda Corrêa

Daniele Oliveira dos Anjos,
Milene Luciely Alves dos Santos e Lêda Corrêa

Jeni Silva Turazza e Cassiano Butti

Manuela Oliveira de Jesus e Lêda Corrêa

Luhema Santos Ueti
Português Língua Estrangeira 5
Sala 313

Material autêntico no ensino de PLE com enfoque interculturalista: o anúncio publicitário como criação de um contexto cognitivo
PLE: enunciação e léxico
Expressões correntes no Português causadoras  de  dificuldades para o aprendiz  estrangeiro
Português para Estrangeiros direcionado ao público infantil: implicações metodológicas
Proficiência em Língua Portuguesa

Maria do Carmo Meirelles Reis Branco Ribeiro

Deborah Gomes de Paula
Aurora de Jesus Rodrigues

Gleice de Divitiis

Graziela Naclério Forte
Ensino de Língua e Literatura 3
Sala 315

O Tópos do lugar ameno (Locus Amoenus) e suas múltiplas facetas: da antiguidade clássica à época contemporânea
O uso de máscaras na literatura: pseudoinocência de Florbela Espanca
Acelerar ajuda a compreender?
O uso de sequências didáticas nas aulas de produção textual no ensino médio
Cordéis sul-baianos nas aulas de literatura no ensino médio

Ivone da Silva Rebello

Andressa Cristine Marçal da Silva

Keila Núbia de Jesus Barbosa
Paulo da Silva Lima

Andréia Batista Lins

Ensino de Língua e Literatura 4
Sala 317

O ensino de Português no nível médio profissionalizante: concepções de linguagem, língua e gramática nos textos didático-pedagógicos
Gêneros textuais e educação linguística – sequências didáticas para o ensino médio 

"Revendo “A - Análise de um Valor” (Leite et alli, 1991)"
O léxico e os processos de produção de sentidos para uma leitura significativa: uma fábula e suas versões em três tempos
Pedagogia léxico-gramatical: relato de experiência

Célia M. M. Barbosa da Silva

Ana Lúcia Ferreira Alves

Roberto Melo Mesquita e Miguel Eugênio de Almeida
Adriana Menezes Felisbino

Lúcia Helena Ferreira Lopes
Ensino de Língua e Literatura 5
Sala 318

As implicações das perguntas dos alunos na aula expositiva
O ensino de Língua Portuguesa por meio da oralidade em textos teatrais
A mediação do professor no ensino de elementos gramaticais – o verbo – no gênero crônica
Um olhar sobre o ensino da língua padrão na escola
O ensino de gramática e o desenvolvimento da competência na produção textual

Rosa Maria Nechi

Katiuscia Cristina Santana

Gisley Aparecida Gonçalves

Adriana Eugênia Antony Afonso

Tânia Sandroni

Leitura e Escrita 5
Sala 319

Gêneros textuais opinativos e o processamento da leitura
Leitura literária (de poemas) no livro didático
Leitura: análise de narrativas pessoais de alunos de letras
Leitura prazerosa na escola pública: um caminho possível
Trabalho com leitura no curso de licenciatura em ciências sociais

Elisabeth Del Nero Sobrinha

Roberto Belo de Lima

Leandro Luz

Lirian Daniela Martini

Cirlei Izabel da Silva Paiva
Leitura e Escrita 6
Sala 320

Ensino fundamental i: a defasagem decorrente de uma lacuna
Professores e a formação de licenciado de letras
Currículo e formação continuada de professores da educação infantil: uma ação coletiva à luz dos RCNEI
A abordagem do texto de divulgação científica em sala de aula
O leitor pouco proficiente como público-alvo em um estudo terminológico para educação ambiental

Jenifer Galvão Cezar

Maria Eliana Matos

Maria Eurácia Barreto de Andrade

Alessandra Cavalcante

Vilma de Fátima Soares
Leitura e Escrita 7
Sala 321

A interdiscursividade como ampliação da leitura
Intertextualidade e sentido nas músicas religiosas
A progressão textual em textos de alunos do sétimo ano do ciclo ii
A produção do conhecimento científico com vistas à formação profissional
Português para fins específicos e seu ensino no curso técnico de contabilidade

Loreta Russo

Mara Rubia Neves Costa Fanti

Maria Helena Corrêa da Silva Matei

Renato Antonio de Souza

Vilmaria Gil dos Santos
Questões Culturais e Linguísticas 3
Sala 322

Infiltração da variante não padrão (Ø) da fala no sintagma nominal na escrita
Tudo on sale! as interferências da língua inglesa na cultura brasileira – reflexões sobre língua e cultura
A transitividade em foco: análise de verbos de transferência de posse em gêneros textuais
Identidade linguística: crise na educação 
Análise argumentativo-semântica do português histórico em textos do jornal oásis 1903-1904: um estudo com base nos parâmetros (diacrônicos) e em mecanismos linguísticos (sincrônicos
Babel: entre língua, identidade e cultura )

Nancy Arakaki, Jae Keum Oh, Isaías Santos, Alessandra Correia Eugenia Gimenez  Jane Leme Silva, Sandra A. Silva
Kelly Aparecida Mendes

Lúcia Helena Peyroton da Rocha e Carmelita Minelio da Silva Amorim

Carmen Lúcia Bueno Valle

Maria Assunção Silva Medeiros

Bárbara Baldarena Morais e Vanessa Maria da Silva

Questões Culturais e Linguísticas 4
Sala 323

Aspectos da oralidade em O Dia dos Prodígios
Porque melhor é que ensinemos a Guiné que sejamos ensinados de Roma" o peso da tradição na língua do Império
Diáspora na música cabo-verdiana
A transcriação do sagrado em escritura, de Bartolomeu Campos Queirós 

Elisangela Fátima Nogueira Godêncio

Fabio Vélez

Ludmila Jones Arruda

Cristiano Camilo Lopes


18:45

Coquetel de lançamento de livros - Livraria Cortez – Rua Bartira, 317 (Perdizes – ao lado da PUC/SP) – telefone: 3873-7111

3º dia – 28 de abril de 2012 - sábado
AUDITÓRIOS – manhã

Sala 239

8:00 às10:00

Mesa Redonda – Descrição do Português
Dermeval Da Hora (UFPB/CAPES)
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara)
Luisa Paolinelli (UMadeira/Portugal)

Josênia Antunes Vieira (UNB)

Sala 333

8:00 às10:00

Mesa Redonda – Texto e discurso
Beth Brait (PUC/SP)
Ana Cristina Bentes (UNICAMP)

Kazue Saito Monteiro de Barros (UFPE)

Sala 117

8:00 às10:00

Mesa Redonda - Literatura e cultura lusófonas
Ana Maria Domingues de Oliveira (UNESP / Assis)
Maria do Socorro Pessoa (UNIR)
Marlise Vaz Bridi (UPM – USP)
Eunice Moreira (PUC/RS)

Sala 239

8:00 às10:00

Mesa Redonda – Descrição do Português
Dermeval Da Hora (UFPB/CAPES)
Maria Helena de Moura Neves (UNESP Araraquara)
Luisa Paolinelli (UMadeira/Portugal)

Josênia Antunes Vieira (UNB)
SALAS DE AULA
10:15 às 12:15 Salas Temáticas
Sala 312 1. AFINAL, QUE LÍNGUA É A NOSSA? PORTUGUESA, BRASILEIRA OU PORTUGUÊS BRASILEIRO? - André Crim Valente (UERJ)
Sala 313 2. ORALIDADE EM TEXTOS LITERÁRIOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA  - Dino Preti (PUC/SP – USP)
Sala 317 3. ESTRANGEIRISMOS E IDENTIDADE: A QUESTÃO DOS NOMES PRÓPRIOS - Gladys Massini-Cagliari (UNESP – Araraquara)
Sala 318 4. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS - Anna Maria Marques Cintra (PUC/SP)
Sala 319 5. O EU E O OUTRO: MULTIPLICAÇÕES E DIVISÕES DA PERSONALIDADE - Lilian Lopondo (UPM – USP) - Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM) - Elaine Cristina Prado dos Santos (UPM) e Maria Luíza Guarnieri Atik (UPM)
Sala 320 6. REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES LINGUÍSTICO-CULTURAIS NO ESPAÇO LUSÓFONO Nancy Arakaki (IP-PUC/SP - Faculdades Sumaré) - Nancy dos Santos Casagrande (IP-PUC/SP) - Neusa Barbosa Bastos (IP-PUC/SP – NEL-UPM) - Regina Helena Pires de Brito (IP-PUC/SP – NEL-UPM) - Vera Lúcia Harabagi Hanna (coord.) (IP-PUC/SP – NEL-UPM)
Sala 321 7. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - Sueli Cristina Marquesi (PUC/SP – UNICSUL) e Ana Lúcia Tinoco Cabral (UNICSUL)
Sala 322 8. LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA NA SALA DE AULA - Ronaldo de Oliveira Batista (UPM) - Luciano Tocaia - Sergio Annibal - Rosária Boldarine - Luiz Camilo Laffalce - Beatriz Pereira de Santana
Sala 323 9. INSTRUMENTOS DO DISCURSO PEDAGÓGICO: DO TEATRO MEDIEVAL PORTUGUÊS ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO - Maria Lúcia Marcondes Carvalho Vasconcelos (UPM) e Alexandre Huady (UPM)
Sala 324 10. DESCRIÇÃO DO RITMO NA GRAMÁTICA DO JERÔNIMO SOARES BARBOSA - Luiz Carlos Cagliari (UNESP – Araraquara)
Sala 326 11. EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA E RECONSTRUÇÃO-COMPLEMENTAÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS - Dieli Vesaro Palma (IP-PUC/SP) - Jeni Silva Turazza (IP-PUC/SP) e José Everaldo Nogueira Junior (IIP-PUC/SP)
Sala 327 12. USO DAS NOVAS MÍDIAS NO ESPAÇO EDUCACIONAL: ESTADO DA ARTE, PROBLEMAS E PERSPECTIVAS - Sílvia Inês Coneglian Carvalho Vasconcelos (UFSC)
Sala 328 13. HISTÓRIA ENTRELAÇADA 5: ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM EM MATERIAIS DIDÁTICOS - DÉCADA DE 1950 - Neusa Barbosa Bastos (IP-PUC/SP) - Patrícia Leite Di Iório (UNICSUL - IP-PUC/SP) e Sônia Maria Nogueira (UEMA – IP-PUC/SP)
Sala 329 14. FRONTEIRAS INTERTEXTUAIS E SOBREPOSIÇÕES - Mônica Magalhães Cavalcante (UFC)
Sala 330 15. PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA - Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC/SP), Aparecida Regina Borges Sellan (PUC/SP), Norimar Júdice (UFF), Patrícia Maria Campos de Almeida (UFRJ), Cirlene Sanson (UFF), Andréa Belfort Duarte (UFRJ/UFF)

Sala 333

12:30 às13:30
Mesa de Encerramento – Língua Portuguesa em depoimentos
Evanildo Bechara (ABL)
Regina Célia Pagliuchi da Silveira (PUC/SP)
Ricardo Cavaliere (UFF)